Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

Entre um intervalo e outro. Na aula!

(Gustave Courbet)

A diferença entre caráter e temperamento. Segundo teorias de sala de aula, caráter é construído por meio do contexto social, dependendo da educação, da cultura, da família em que o indivíduo é submetido. O ser humano não nasce com o caráter, pois este é constituído com o tempo. Temperamento já nasce com o indivíduo. Você identifica nos atos assim que nasce. Não identifico tanta distinção assim no campo semântico, mas...
Para mim o indivíduo é um mero personagem dominado ao máximo por seus nervos e por seu sangue, desprovido de livre arbítrio, arrastado a cada ato de sua vida pela fatalidade da carne. Isto tudo é um trabalho surdo das paixões.
Se para os realistas e/ ou naturalistas o amor é uma patologia, é uma doença, então começarei a preparar meu leito, pois para minha doença não há cura.
Afinal, a paixão é um bem ou um mal? Nenhum! Ela é apenas vista como um viés positivo ou negativo, vai depender do ponto de vista de cada realidade.
O coração não passa de um romance experimental, um romance de tese. Ah é? Pobre ingênuo o leitor que confiar plenamente nessa mera afirmação sem algum tipo de dado bibliográfio.
É extremamente complicado descrever o coração de um poeta. Passar para o papel sentimentos abstratos exige uma complexidade muito elevada. Os motivos? Os mais diversos possíveis... ausência de semas adequados, ausência de coragem, enfim, que o leitor decida a opção que mais lhe apetecer.
E assim vou vivendo com minhas patologias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário